sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Educação para o Espírito Imortal

Por Níobe Rondon


Dor, fome, violência, corrupção, situações das mais diversas com as quais temos nos deparado atualmente.


O ser humano distanciou-se de Deus; o egoísmo impera. Os presídios estão lotados e ainda vemos, nos dias de hoje, a lei: errou, castiga, prende, proíbe etc. Não se pensa na educação da criatura, na sua mudança de conduta; vê-se o outro como um ser estragado, sem possibilidades de mudança de comportamento.

Quando as criaturas despertarem para o conhecimento, que “Todos somos Espíritos Imortais”, criados por Deus, simples e ignorantes e destinados à felicidade, a evolução que alcançaremos no decorrer das diversas encarnações, cada um a seu tempo, conforme vai adquirindo a maturidade psicológica e fazendo escolhas felizes, que edificam, que contribuem para seu caminhar evolutivo, aí, sim, saberemos discernir com sabedoria

Segundo, o Espírito Vianna de Carvalho, pela psicografia de Divaldo Franco, na obra 'Reflexões Espíritas' (Editora LEAL): “O conhecimento é luz acesa na noite da ignorância clareando os rumos.”

Razão que nos vem convidar – espíritas – a levar o conhecimento espírita por todos os meios possíveis. Pelo conhecimento haverá o despertar de representantes de toda ordem para algumas situações apresentadas abaixo:

Aqueles que se encontram nas Unidades Prisionais, neste momento, são criaturas doentes da alma, cujas razões que os levaram à prática de atos de violência, sejam físicas, psicológica, moral, não os tornam criaturas irrecuperáveis como pensa a maioria.

Comecemos a pensar nesse local como um espaço de “recuperação”, de educação integral do ser, e NÃO um depósito de pessoas excluídas da sociedade, marginalizadas...

Jovens infratores também se encontram nessa mesma situação, necessitam  do mesmo despertar e a educação  integral é o caminho para a recuperação da criatura;

Transcrevemos, abaixo, breve trecho da obra acima citada:
“Todos os espíritas sinceros, estudiosos e afeiçoados ao bem, encontram-se convocados para o ministério do auxílio, através da difusão dos postulados espíritas, que propiciando perfeito entendimento das lições evangélicas, representam a medicação oportuna e urgente para a massa desesperada, o homem aturdido.
Não basta apontar erros. Indispensável saná-los.
Fácil é condenar e agredir. O desafio, porém é mudar a situação.
O conhecimento espírita objetiva reformular as atuais conceituações e transformar as estruturas vigentes, facultando felicidade às criaturas, sem o que, perde a finalidade.”

Assim, caros espíritas, amigos, façamos a nossa parte. Um artigo, uma carta a um depressivo, levando alento, conforto, palestra  na escola formal, escola de reabilitação, presídios, nas empresas de segurança, e demais locais onde se abrirem espaços para a mensagem de luz, levando a mensagem do despertar na linguagem do amor, por meio de um debate, sempre primando pela ética e bom senso. É a ciência, a religião ofertando a luz do conhecimento, a esperança no porvir e, principalmente, o SABER que independente do que somos hoje, amanhã poderemos ser uma pessoa melhor, do bem, dependendo de cada um, das escolhas que fazemos a partir de agora. Os equívocos praticados, precisam ser refletidos, arrependidos, reparados com atitudes no bem, mudando o nosso pensar, o agir.

Dica de Livro:
  • 'Reflexões Espíritas', do Espírito Vianna de Carvalho, psicografia de Divaldo Franco
  • 'Vozes Alerta',  do Espírito Honório, psicografia do Afro Stefanini (Editora Espiritizar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário