sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Doutrina Espírita: Uma Nova era para A Humanidade


No dia 18 de abril de 1857, nascia a Doutrina Espírita com a publicação de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, pseudônimo do grande pedagogo francês Hypolitte León Denizard Rivail.

Nascida na França, a Doutrina Espírita floresceu no Brasil por determinação de Jesus como parte do planejamento para o advento do Consolador para a Humanidade inteira.

Hoje em pleno século XXI, com 156 anos de existência são poucos aqueles que compreendem o significado real do Espiritismo para a Humanidade. Seria essa Doutrina uma religião a mais a competir com as outras milhares que existem na atualidade ou é algo muito maior do que nós concebemos, mesmos aqueles que participam do Movimento Espírita?

Vejamos o que é a Doutrina Espírita e qual o seu significado para a Humanidade:
Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. João 14: 15 e 16
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de Verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. João 15:26
Eu tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas presentemente não as podeis suportar. João 16:12
Quando vier esse Espírito de Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porquanto não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tenha escutado e vos anunciará as coisas porvindouras. João 16:13

Já antevendo, que os Seus ensinamentos seriam esquecidos e deturpados, Jesus nos promete enviar o Consolador para ficar conosco para sempre, reviver o que Ele tinha dito e nos ensinar aquilo que Ele não podia ter dito, devido à imaturidade da Humanidade na época.

Quando O Livro dos Espíritos é publicado em 1857, marco inaugural do advento da Doutrina Espírita, o Consolador chega para ficar para sempre conosco, pois está centrado nos Espíritos que fazem parte da plêiade que compõem o chamado Espírito Santo, liderados pelo Espírito de Verdade, que é o próprio Cristo, conforme nos dizem Emmanuel, no livro Paulo e Estêvão, na 2ª. parte capítulo IV: Ninguém deve ignorar que Espírito Santo designa a legião dos Espíritos santificados na luz e no amor, que cooperam com o Cristo desde os primeiros tempos da Humanidade e Alexandre no livro Missionários da Luz de André Luiz, em uma palestra sobre mediunidade:
“[...] o próprio Jesus nos afirma: "eu sou a porta... Se alguém entrar por mim será salvo e entrará, sairá e achará pastagens!” Por que audácia incompreensível imaginais a realização sublime sem vos afeiçoardes ao Espírito de Verdade, que é o próprio Senhor?”

O Consolador é aquele que chega para nos dar a noção de que as Leis da Reparação, da Justiça, do Amor e da Misericórdia são os instrumentos para realmente fazer com que todas as coisas na Terra sejam justas.

O Consolador veio dar as provas necessárias pelas evidências intelectuais e morais para que a criatura perceba que a sua destinação é o bom, o nobre, o que edifica, sempre levando em consideração as suas conquistas, suas potenciais capacidades de se erguer para que ela possa se conectar com as necessidades mais profundas descobrindo-se um Espírito imortal em evolução.

Diz Allan Kardec em A Gênese:
O Espiritismo realiza todas as condições do Consolador que Jesus prometeu. Não é uma doutrina individual, nem de concepção humana; ninguém pode dizer-se seu criador. É fruto do ensino coletivo dos Espíritos, ensino a que preside o Espírito de Verdade. Nada suprime do Evangelho: antes o completa e elucida. Com o auxílio das novas leis que revela, conjugadas essas leis às que a Ciência já descobrira, faz se compreenda o que era ininteligível e se admita a possibilidade daquilo que a incredulidade considerava inadmissível. Teve precursores e profetas, que lhe pressentiram a vinda. Pela sua força moralizadora, ele prepara o reinado do bem na Terra.

É essa a razão da existência da Doutrina Espírita: restaurar o Cristianismo, revivendo todas as práticas dos primórdios da era cristã, que perdurou por 300 anos e agora o Espiritismo tem como missão principal reviver para que se inicie a era da transformação moral da Humanidade por meio da vivência cristã.

Por Alírio de Cerqueira Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário