É muito comum afirmar-se que ser espiritualista é a mesma coisa que ser espírita ou espiritista.
Aqueles que assim pensam dão prova de que desconhecem os fundamentos da
Doutrina Espírita. Há outros que, ao serem interrogados sobre a religião a que
pertencem, embora sejam espíritas militantes, vacilam e dão esta resposta: Sou espiritualista.
De duas uma: ou
respondem assim porque desconhecem a diferença que há entre a Doutrina Espírita
e as doutrinas espiritualistas, ou porque temem confessar a qualidade de
espírita convicto. Acham que, afirmando serem espiritualistas,
eximem-se de quaisquer responsabilidades, no tocante à religião, diante da
sociedade a que pertencem. É a isto que se chama "covardia moral".
É preciso que se
saiba que "todo espírita
é necessariamente espiritualista,
mas nem todos os espiritualistas são espíritas".
Embora seja a
Doutrina Espírita uma doutrina espiritualista, por excelência, é necessário
fazer-se distinção das demais correntes espiritualistas.
Para exemplo,
tomemos a Umbanda, seita muito divulgada no Brasil.
Será a Umbanda
doutrina espiritualista?
Sim, é doutrina
espiritualista, porquanto estabelece a comunicação entre os vivos e os chamados
mortos, admitindo, conseqüentemente, a sobrevivência do Espírito após a morte do corpo
físico; admite sua evolução através das vidas sucessivas e crê no resgate, pela
dor, das faltas cometidas em existências anteriores.
Por essas
características, não há dúvida alguma tratar-se a Umbanda de uma doutrina essencialmente
espiritualista. Mas, por outro lado, será ela Doutrina Espírita ou Espiritismo?
Não. A Umbanda não
pode ser considerada Doutrina Espírita porque admite cerimônias litúrgicas,
entre elas a do casamento e a do batizado; é litólatra,
porque adota nos seus trabalhos imagens dos chamados "santos" (a palavra litólatra vem de
litolatria, que é a adoração das pedras), e é também fitólatra, porque faz uso de
ervas para defumações, além de outros ritos (a palavra fitólatra vem do grego phyton "planta"; o segundo
elemento, latra, provém do verbo grego latrein"adorar").
Mas o Espiritismo não tem ritos de espécie alguma.
Como se vê, por
estas observações ficou demonstrada a diferença existente entre a Doutrina
Espírita e uma das doutrinas espiritualistas, que é a Umbanda, doutrina esta
que tem, face aos seus dogmas e ritos, bastante afinidade com o Catolicismo,
também considerado espiritualista, porque admite a existência de Deus e de
entidades espirituais que sobrevivem após a desencarnação.
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