domingo, 15 de junho de 2014

O Vazio Existencial.



A Doutrina Espírita propicia oportunidades para quem procura um sentido para a vida.

A expressão vazio existencial foi primeiramente utilizada, há décadas, por Viktor Frank, psiquiatra fundador da Logoterapia (a terapia dos sentidos). Sobrevivente dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial, Frank, durante toda a sua vida, foi um entusiasta defensor da necessidade humana de procurar um sentido para a vida. Alertou-nos, em seus escritos, que o vazio existencial é um dos maiores males da humanidade. 

Por tudo isso, fica claro que a maioria das pessoas almeja ter um sentido para a vida. Também defendendo essa tese, mas utilizando-se de outras e mais fortes palavras, Martin Luther King disse: “Se um homem não descobrir algo para morrer, ele não está preparado para viver”.

Por outro lado, é bastante difundido e conhecido o princípio espírita fora da caridade não há salvação.

A afirmação, só merece a felicidade quem acorda todos os dias disposto a conquistá-la, retrata com fidelidade que a felicidade não cai do céu. A felicidade é uma conquista. E, como qualquer conquista, depende do nosso esforço. 

Mas, para o nosso próprio bem, esse prazeroso esforço de servir ao próximo é uma das mais benditas ferramentas para ajudar a visualizarmos, com clareza, um sentido para a vida, e conseqüentemente para preencher o nosso vazio existencial, chegamos às seguintes conclusões:

a) Ajudar o próximo faz bem ao coração;
b) Ajudar o próximo faz bem ao sistema imunológico e ajuda a defender o organismo contra infecções respiratórias;
c) Ajudar o próximo aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral. Enfim, ajudar o próximo traz benefícios para a saúde.

Doutrina Espírita – Doutrina que esclarece.

a) Seja bem-vindo (a). Estamos muito contentes com sua presença. Que Jesus o abençoe.

b) Saiba que qualquer que seja sua religião, a respeitamos. Acreditamos que existem muitas faces da verdade e que todas as religiões são de Deus.

c) Em nenhum momento iremos pedir ou insistir para você mudar de religião. Não pediremos para você tornar-se espírita. O Espiritismo muito respeita e muito valoriza o livre-arbítrio. Cada pessoa deve ser totalmente livre para tomar decisões. Se um dia você se tornar espírita, será, tenha certeza, pela sua exclusiva vontade.

d) O Espiritismo não tem a ver com velas ou oferendas em esquinas. No culto espírita, ao contrário do que muita gente imagina, não há bebidas, talismãs, danças ritualísticas, vestes especiais, defumadores etc. 

O Espiritismo é confundido com determinadas religiões afro-brasileiras que não são em verdade. O culto espírita é realizado no próprio coração. É o culto de sentimento puro, do amor ao semelhante, do trabalho constante em favor do próximo.

Se a denominação espírita perturbou-o, acalme-se. Isso acontece com a maioria dos que ainda não conhecem o Espiritismo.

As denominações espírita, espiritista, ou espiritismo, assumiram conotações que não correspondem à real essência da Doutrina. Outras pessoas, como você, também não acreditavam ou tinham uma opinião deturpada do Espiritismo.

William Crookes, o extraordinário pai da física contemporânea, o homem que descobriu o tálio, a matéria radiante, a quem se deve os pródomos da física nuclear da atualidade, chegou a dizer textualmente:

Eu era um materialista absoluto e, depois de investigar em profundidade científica os fenômenos mediúnicos, eu afirmo que eles já não são possíveis, eles são reais!

Também nos recordamos de César Lombroso, depois de examinar a mediunidade de Eusápia Paladino:

E ainda Cronwell Varley, que lançou sobre o mundo as linhas da telegrafia e da telefonia internacional, os cabos transoceânicos, teve a coragem de dizer:

Somente negam os fenômenos espíritas aqueles que não se deram o trabalho de estudá-los. Eu não conheço um só exemplo de alguém que os haja estudado que não se tenha rendido à sua evidência.

Mas o que é o Espiritismo?

Espiritismo é uma Doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, por meio de médiuns, e organizada (codificada) por um educador francês conhecido por Allan Kardec, em 1857. Surgiu, pois, na França, há mais de um século.

Dizemos que o Espiritismo é ciência porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, os fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Não existe o sobrenatural no Espiritismo: todos os fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação científica. São, portanto, de ordem natural.

O Espiritismo é uma filosofia porque, com base nos fenômenos espíritas, dá uma interpretação da vida, respondendo a questões como: de onde você veio, o que faz no mundo, e, para onde vai após a morte. Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia.

Dizemos também que o Espiritismo é religião, porque ele tem por fim a transformação moral do homem, retornando aos ensinamentos de Jesus Cristo, para que sejam aplicados à vida diária de cada pessoa. Revive o cristianismo na sua verdadeira expressão de amor e caridade.

Muitos freqüentadores de Centros Espíritas confundem-no com uma Casa de Recuperação aonde o doente vai com um mal do corpo ou do espírito, cura-se e depois volta para sua residência, esquecendo-se completamente da importância do Centro Espírita em sua vida. 

Não pense que o Centro Espírita não deixa de ser uma Casa de Recuperação. Ele o é, sim. Mas como um meio, não como um fim. 

Uma Casa de Recuperação atende um doente por tempo determinado, até que ele esteja curado. O Centro Espírita não é uma Casa de Recuperação, apesar de poder e dever agir como tal (mas repito, como um meio, não como um fim). 

O Centro Espírita é, sim, uma escola que tem o objetivo de educar, para sempre, e não por tempo determinado, o espírito imortal. 

Por que, hoje, muitos indivíduos procuram o Centro Espírita para se curar de um mal qualquer e uma vez curados não voltam mais?

Porque o espírita está, de forma errônea, vendendo a imagem do seu Centro Espírita como sendo uma Casa de Recuperação.

O desenvolvimento pleno do ser espiritual, hoje na condição de ser humano, é trabalho de milênios. 

Por que então queremos que em alguns meses ou em alguns anos as pessoas mudem? 

Isso pode até ocorrer, mas desde que a pessoa queira mudar. O que determina o desenvolvimento de alguém é a sua vontade de mudar, não a nossa.

Joanna de Angelis nos ensina que devemos olhar as coisas do ponto de vista espiritual. Esse é um dos ensinamentos mais simples e mais profundos de sua lavra. Quando analisamos algo do ponto de vista espiritual, enxergamos ângulos que nossa curta visão física não vê. É importante termos a consciência de que todo trabalho sério tem resultado positivo. Pode ser que não vejamos os bons resultados nessa vida, no entanto, se ampliarmos nossa visão, teremos a percepção de que a colheita poderá tardar, mas as sementes foram lançadas. E essa é nossa principal missão, lançar sementes.

Pode ser que elas demorem a germinar, provavelmente demorem alguns decênios ou séculos, mas por que esmorecer se o desenvolvimento pleno do ser espiritual é trabalho de milênios? 

Analisemos nossos problemas e situações do ponto de vista espiritual, pois assim agindo seremos pessoas com melhor auto-estima, condição essencial para o nosso desenvolvimento em todas as áreas, inclusive na área do otimismo.

Conclusão:

“Num dia qualquer, em quaisquer circunstâncias, você descobre que tem um limite. Você chega a esse limite, você toca esse limite e diz: Certo, esse é o limite! Quando você chega a esse ponto, algo acontece: você descobre que pode ir um pouco mais além. Com o poder da mente, sua determinação e instinto, e sua experiência também. Você pode voar muito alto”. Ayrton Senna

Sim, meu amigo. Não se sinta realizado. Cultive espontaneamente as tarefas do bem. A sementeira é grande e os trabalhadores são poucos.... Vivemos os tempos da renovação fundamental. Atravessamos, portanto, em serviço, o limiar da Era do Espírito. Ressoam os clarins da convocação geral para as fileiras do Espiritismo. Há mobilização de todos. Cada qual poder servir a seu modo. Aliste-se enquanto você se encontra válido. Assuma iniciativa própria. Apresente-se em alguma frente de atividade renovadora e sirva sem descansar. Quase sempre, espírita sem serviço é alma a caminho de tenebrosos labirintos do Umbral. Seja voluntário na Seara de Jesus, nosso Mestre e Senhor! CAIRBAR SCHUTEL

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